BUFFY PARA ACADÊMICOS
"Isto é apenas uma série de TV". Quantas vezes você já não ouviu esta frase, pronunciada em tom de desdém, de pessoas que acham que quem gosta de seriados é alienado? Pois bem, a hora da vingança chegou! Acaba de ser lançado nos EUA o livro "Fighting the Forces: What's at Stake in Buffy the Vampire Slayer (Combatendo as Forças: o que está em jogo em Buffy, a caça-vampiros). O título faz um trocadilho com a palavra "stake" que em inglês significa "estaca" mas também 'investimento', "questão" e "jogo".
Publicado por Rhonda Wilcox e David Lavery, ambos estudiosos de Cultura Popular e Televisão, o livro faz uma análise psicológica do seriado, relacionando os monstros que Buffy (Sarah Michelle Gellar) e seus companheiros combatem com os problemas da adolescência. Nos EUA existe o ditado "Highschool is hell" (o colegial é o inferno) e segundo os autores do livro, Buffy é a representação (literal) desse inferno. A obra ainda analisa toda a iconografia da série sob o ponto de vista religioso, cultural, racial e até sexual. Então, da próxima vez que alguém dizer por que você perde tempo assistindo Buffy ou qualquer outra série, diga que você está se preparando para a vida acadêmica.
Infelizmente esse tipo de literatura raramente tem vez no Brasil. Para quem está bem de inglês, o livro pode ser encomendado na Amazon.com.
(tirado daqui)